
Por meio de experimentos interativos, painéis e infográficos serão tratadas as diversas formas de energia, da queima de combustíveis fósseis às formas de energia solar e eólica, por exemplo. E tendo em vista a intrínseca relação entre a distribuição da energia e a exclusão social e política, também será tratada a articulação entre as dimensões social e ambiental no contexto da questão energética, por meio de painéis e mídias interativos.
A exposição conta ainda com experimentos como o 'motor de Stirling', uma casa que trata do consumo de energia elétrica residencial, um aparato que mostra a diferença de consumo de energia entre lâmpadas incandescentes e fluorescentes, a captação de energia solar, entre outros experimentos que tratam de diversas temáticas relacionadas à energia.
O ECI tem como finalidade contribuir para a divulgação da ciência e da tecnologia, através de atividades educativas, eventos de popularização científica, exposições temporárias e permanentes e do projeto itinerante chamado "Tenda da Ciência", que conta com diversos aparatos interativos, oficinas e um planetário inflável com 60 lugares.
O Espaço agrega uma equipe multidisciplinar, abarcando mediadores, funcionários e professores de diversas áreas do conhecimento. Mediante o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, esse centro de ciências busca divulgar e popularizar a ciência de forma lúdica e prazerosa a todos.
O ECI atende principalmente aos municípios da Baixada Fluminense, região carente de incentivos relacionados à divulgação científica. O agendamento de visitas à exposição permanente ou para receber a Tenda da Ciência pode ser feito através do telefone (21) 2691-9804 ou pelo e-mail eci@ifrj.edu.br.
(Informações do ECI)
Nenhum comentário:
Postar um comentário