Luis Antonio Tavares é professor de Informática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas. Artigo enviado ao JCEmail pelo autor.
A segurança na Internet tem sido um tema preocupante e muito debatido nos dias atuais. Os constantes ataques de hackers, que hoje em dia, ocorre inclusive contra sites de médio porte, somados a denúncias de que os governos usem serviços na Internet para espionar os cidadãos e citando ainda os ciberataques que, segundo algumas fontes, foram utilizados recentemente no oriente médio numa disputa entre os governos de Israel e Irã, nos faz pensar o que nos aguarda no futuro da Internet.
O fato é que nossas vidas são cada vez mais dependentes de serviços online e a segurança das nossas informações traz o seguinte questionamento: Até qual ponto devemos nos expor e confiar nesses serviços? Alguns especialistas afirmam que o ideal seria pagar por nossa conta de e-mail, assim como pagamos pela de telefone, como uma garantia a mais por nossa privacidade.
Mas mesmo enquanto dependentes desses recursos há muito o que pode ser feito para se precaver no diz respeito a exposição de suas informações. Veja algumas dicas a seguir:
1. Sempre atualize seu navegador para as versões mais recentes;
2. Tenha o hábito de sair, efetuar logout ou opção equivalente;
3. Crie senhas difíceis de serem descobertas e altere-as regularmente;
4. Cuidado ao receber links através de e-mails ou através de mensagens de programas de conversação. Certifique-se de que o link seja confiável;
5. Cuidado ao abrir anexos. Você pode receber e-mail com anexos nocivos mesmo de pessoas próximas. Algumas vezes arquivos mal intencionados pode aparentar ser uma simples foto ou vídeo.
6. Cuidado com e-mails falsos de cobrança ou contendo requisições bancárias. Bancos não costumam pedir informações por e-mail;
7. Não entre em sites de conteúdo duvidoso, como sites que contenha conteúdo pornográfico ou informações sobre hackers. Muitos sites possuem rotinas mal intencionadas que são executados ao abrir a página;
8. Mantenha o antivírus atualizado em seu computador;
9. Realize cadastros somente em sites confiáveis.
10. Evite expor informações pessoais desnecessárias em sites de relacionamentos.
Apesar de serem práticas que podem dar um certo trabalho no início, após um tempo você verá estas dicas se tornarem procedimentos naturais do seu dia-a-dia. Ser um usuário atento no mundo internet pode evitar muitas situações indesejadas.
* A equipe do Jornal da Ciência esclarece que o conteúdo e opiniões expressas nos artigos assinados são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a opinião do jornal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário